O que é serigrafia?

07/08/2017 

o que é serigrafiaTambém conhecida como silk-screen esse processo de estampamento se dá por meio de um estêncil/tela que é esticado em um bastidor, onde a tinta própria para a serigrafia é pressionada por meio de um rodo/ puxador para o substrato.

A origem do seu nome se dá ao fato de que essas telas originalmente eram feitas de seda, desse modo surgiu o nome de origem grega, sendo seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar). Já a técnica, surgiu por volta de 960 e 1.279 dc, passando a ser utilizada pelos japoneses no século XV. Chegou no Ocidente apenas no final do século XVIII e se popularizou no século XX, quando a malha de seda ficou mais acessível, tornando a técnica mais lucrativa.

Uma das técnicas mais conhecida e utilizada no mercado de estamparia, a serigrafia conseguiu a fama que tem, devido ela ser versátil, possibilitando muitos resultados e nos mais diversos materiais, como camisetas, canecas, madeira, copos e cartazes.

Para que a tinta fixe, utilizam-se químicos e fotossensibilizantes que dão a cor desejada para a tela, após passar os produtos por meio desta tela no substrato, ele é colocado na luz, onde ocorre a reação e fixa a estampa selecionada.

A facilidade de se praticar essa arte em qualquer lugar, faz com que cada vez mais as pessoas busquem aprendê-la e ganhar uma renda extra com esse trabalho, pois em casa é possível executá-la, bastando criatividade e um espaço reservado para a atividade. Com a utilização de ótimos materiais, principalmente dos químicos e tintas serigráficas, farão diferença na pigmentação e fixação no material que estiver sendo estampado.

voltar ao Blog