Quais equipamentos de segurança devo utilizar na sublimação?

18/10/2017 

segurança na sublimaçãoPode parecer estranho a primeira vez que se pensa na segurança da sublimação, mas pense um pouco, a prensa térmica passa por altas temperaturas de 200º C, todo o processo é cheio de química e existem diversos riscos não só para a sua saúde e bem-estar, como também para a qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes.

Hoje daremos algumas dicas para a sua segurança que tornará o processo mais seguro e também irá evitar acidentes que prejudiquem a qualidade final dos seus produtos.

A primeira coisa que você precisa ter em seu kit de segurança para a sublimação é uma máscara protetora. Ela irá evitar que você inale os gases que a tinta sublimática solta quando está no processo de sublimação. Esses gases quando absorvidos com frequência e em grande quantidade, podem prejudicar os seus pulmões e gerar problemas de saúde.

Uma luva cirúrgica, daquelas que encontramos em farmácia ou de borracha, evita que você deixe manchas tanto no papel quanto na impressão recém feita. Nossas mãos são sujas, soam e quando manipulamos os papéis com os desenhos, podemos manchar o desenho e prejudicar no resultado final. O mesmo serve para os materiais que estão com a tinta fresca, que se mexemos sem as luvas, podemos deixar digitais por toda a estampa.

Outra luva para se ter sempre em seu kit é uma luva térmica. Que será utilizada quando você estiver manipulando a sua prensa térmica. É importante que essa luva seja lisa, sem aderentes que possam se queimar com as altas temperaturas. Você pode estar realmente acostumado a mexer em sua prensa sem a utilização de um material de segurança apropriado, mas saiba que está dando sorte para o azar e sempre é melhor prevenir do que remediar. Afinal, uma queimadura de 200º C pode te afastar por muito tempo da produção, ou seja, tempo sem faturar.

Tendo esses equipamentos sempre por perto e sempre dando importância para materiais de qualidade em sua produção, o sucesso do seu negócio é praticamente garantido.

voltar ao Blog