Como escurecer o fotolito na serigrafia?

16/01/18

O escurecimento do fotolito é um processo importante para a gravação da imagem na matriz, pois quanto mais escuro ele for, melhor será a reação e fixação da imagem junto com a emulsão, conseguindo melhores matrizes, com aberturas exatas e sem falhas.

Um dos métodos para conseguir isso é onde você inicia o seu escurecimento com um spray reforçador de imagem ou enegrecedor de imagem, que é fácil de ser encontrado nas lojas especializadas em serigrafia. Aplicando esse produto em cima de todo o seu desenho da estampa, espere o spray secar e depois continue o seu processo de impressão da matriz.

O segundo método era utilizado mais antigamente, onde se usava tiner, fita adesiva, tampa e um recipiente. Com a fita adesiva se fixava o desenho do fotolito com a parte impressa para fora na tampa (que precisa ser maior do que o seu recipiente), o tiner é despejado no recipiente, sendo o suficiente para cobrir o fundo e a tampa é colocada por cima do recipiente, deixando reagir por cinco minutos.

O vapor de tiner no recipiente reage com a tinta do fotolito, deixando-o mais preta e brilhante, melhorando a qualidade de sua matriz, sabendo que essa reação não será possível de conseguir se utilizar impressora de jato de tinta, ou seja, sendo necessário que a impressão seja a laser para que o fotolito possa ser escurecido.

É importante lembra que se for utilizar o tiner para a melhora da qualidade de seu fotolito, é necessário sempre prestar atenção em sua saúde, com a utilização de luvas e máscaras por causa dos vapores que esse produto exala.

voltar ao blog