Muito se fala sobre os auxiliares TopCoat, Laca e Verniz no mercado serigráfico e de impressão digital. Esses produtos, por mais que sejam nomeados comercialmente diferente dependendo do fabricante, têm a mesma finalidade, que é proteger e realçar o acabamento desejado quando aplicada por sobre uma impressão, seja ela serigráfica ou digital. Claro que cada um desses auxiliares tem suas particularidades e pontos que devem ser bem observados para uma performance de qualidade.

Quando o assunto é proteção de material impresso e suas opções de acabamento, há diversas dúvidas e detalhes que passam despercebidos pelo profissional, mas que são fundamentais para atender às necessidades do seu cliente.

Nesse artigo especial, desenvolvido pela equipe técnica da Saturno Tintas – uma indústria nacional que produz soluções há quase 80 anos para os mercados serigráficos e de impressão digital no Brasil – você irá aprender mais sobre os seguintes assuntos:

  • Entenda a diferença entre TopCoat, Laca e Verniz;
  • Quais são as opções disponíveis em linha?
  • Quais são os tipos de acabamentos disponíveis?
  • Quais são as formas de aplicação desses produtos?
  • O tempo de Cura;
  • Outras opções de Laca no mercado.

 Aproveite as dicas a seguir e alavanque os seus resultados!

Entenda a diferença entre TopCoat, Laca e Verniz

Como citado anteriormente, sabemos que o TopCoat, Laca e Verniz têm o mesmo objetivo, mesmo com nomenclaturas diferentes, que é proteger e entregar o acabamento desejado, obtendo uma alta resistência, atendendo uma série de substratos e chegando até mesmo a dobrar a durabilidade da peça que recebe a cobertura (dependendo das características das tintas utilizadas).

O que muita gente não sabe é que cada um desses produtos auxiliares tem a sua particularidade e, dependendo do tipo de impressão, apenas um destes produtos poderão compatibilizar corretamente com o seu material.

Posto isso, e mantendo o assunto apenas em nosso mundo da impressão, podemos dizer que as Lacas são apropriadas principalmente para o segmento de serigrafia, assim como os Vernizes, fazendo-se necessário a correspondência da tinta utilizada com o auxiliar, ou que o auxiliar a ser utilizado ofereça mais proteção para a tinta do que a opção em linha (desde que sendo da mesma base química indicada pelo fabricante). No caso das Lacas UV, por exemplo, é possível usá-la para proteger uma impressão digital UV, por haver total compatibilidade.

Já no caso do TopCoat, a indicação de utilização é para o segmento de impressão digital de base solvente, englobando a tinta solvente tradicional, a mild solvent (também conhecida no mercado como light solvent ou low solvent) e a tinta ecossolvente (eco-sol / ecossol).  Para ficar claro, o TopCoat é uma Laca de base aquosa, ideal para esse tipo de aplicação.

Para ilustrar o que explicamos até aqui, acompanhe a tabela a seguir:

Outra particularidade dos vernizes e da laca é a questão do ajuste da viscosidade. Dependendo do processo de aplicação (que abordaremos mais à frente), o profissional deve sim ajustar previamente a viscosidade para, então,  atingir a performance necessária durante a aplicação do produto. Já o TopCoat é comercializado pronto para uso.

Um detalhe muito interessante desses auxiliares é que eles também podem ser utilizados apenas para trazer o acabamento para o seu trabalho. Por exemplo, caso você tenha uma tinta que seja em acabamento fosco, mas seu cliente deseja um acabamento brilhante, você pode utilizar um desses produtos auxiliares para realçar o acabamento. Sendo capaz de alterar o acabamento, você consegue economizar no seu trabalho.

Quais são os tipos de acabamentos disponíveis?

Em nossa linha de produtos, com indicação para proteção de impressão digital base solvente, como citamos anteriormente, podemos citar:

9510.LACB Laca TopCoat Protetora Brilhante

9513.LACB Laca TopCoat Protetora Brilhante Economic

9510.LACF Laca TopCoat Protetora Fosca

9513.LACF Laca TopCoat Protetora Fosca Economic

Já na aplicação serigráfica com cura UV (e impressão digital de cura UV), temos:

2070.UNI Laca Verniz Universal UV

2070.ABL Laca Verniz Alto Brilho UV

2070.LACT Laca Verniz Acabamento Transparente UV (Brilhante)

2070.LACF Laca Verniz Acabamento Fosco UV

2070.TX02 Laca Verniz de Texturização Brilhante UV

2070.TF02 Laca Verniz de Texturização Fosca UV

2070.LVF Laca Verniz UV Acabamento Vacuum Forming

Por fim, em relação aos verniz, temos várias opções, que devem ser escolhidas conforme a necessidade de compatibilidade da linha, como os vernizes incolores  853.VIN, 4200.VIN, 4800.VIN, 4801.VIN, 5039.VIN, 7000.VIN, 8200, entre outros.

Quais são as formas de aplicação desses produtos?

 Os métodos de aplicação são um ponto importante quando o assunto é TopCoat, Laca e Verniz.  Seja em questão de rendimento na aplicação, mais fácil e claro que possua maior produtividade no dia a dia.

A aplicação mais convencional é o rolo, mas temos aplicações através de pincel, rodo, pistola e aplicador de TopCoat/Laca.

Um ponto importante durante a aplicação é o cuidado com a limpeza: quanto maior for o cuidado, melhor será o resultado.

O tempo de Cura

 O tempo de secagem é um detalhe importante. Para que a aplicação tenha um resultado esperado, deve ser respeitado o tempo de cura da impressão antes da aplicação do auxiliares TopCoat, Laca e Verniz. Esse tempo pode variar de acordo com cada fornecedor.

Além de seguir as recomendações do fabricante, é necessário se atentar às questões climáticas, pois elas influenciam no tempo de secagem. Outro fato importante, e que ajuda na produção de trabalho, é que a secagem pode ser acelerada por meio de ventilação forçada a ar quente e frio. O importante é que a secagem dos produtos auxiliares é fundamental para que as impressões tenham resultados desejados.

A seguir, conheça algumas expressões utilizadas sobre secagem:

  • Ao toque: Refere-se ao tempo fundamental para se colocar a mão ou encostar, sem que ela borre ou manche o produto.
  • Para o manuseio: É o período necessário para que o substrato possa ser transportado, sem causar nenhuma falha.
  • Final: A secagem completa do substrato, respeitando o tempo completo da secagem total, alcançando o resultado final.

Outras opções de Laca no mercado

 Falando sobre lacas, no segmento de serigrafia é bastante utilizada a Laca de Corte e Laca de Vedação.

A Laca de corte é indicada para misturas das tintas, tendo uma particularidade de cortar a intensidade das cores, possibilitando que as cores não fiquem chapadas nos substratos.

Por exemplo: em letreiros luminosos, é necessário que as tintas tenham uma “transparência”. A Laca de Corte possibilita que uma aplicação branca fique mais “leitosa” e um preto fique mais “fumê”, adquirindo uma translucidez, permitindo assim que a luz passe através do substrato.

Por sua vez, a Laca de Vedação protege o quadro da matriz serigráfica, impedindo que a tinta ultrapasse e acabe causando danos indesejados ao substrato.

Em nossa linha, podemos citar os produtos:

2040.LCO Laca de Corte

3050.LACA Laca para Quadros

Conclusão

Como você leitor pôde observar, os auxiliares TopCoat, Laca e Verniz possuem a mesma finalidade, mas cada um tem as suas características próprias que devem ser notadas em cada tipo de processo de impressão, seja em impressão digital ou serigrafia. Utilize as dicas passadas aqui pela equipe da Saturno Tintas e evolua sempre nos seus procedimentos de trabalho.

Quer saber mais sobre as novidades da Saturno Tintas? Acesse agora:www.saturno.com.br/tintas/blog/