Serigrafia – Diferença entre fios de tela

Falamos muito sobre diversos produtos na serigrafia que são necessários para a produção, e a matriz para impressão é um dos mais importantes. Já mencionamos que é muito fácil produzir a sua própria matriz, mas afinal, como escolher o melhor material a ser utilizado, e qual a diferença entre fios de tela?

Entenda mais sobre os tecidos utilizados nas telas, para que você possa produzir produtos com maior qualidade e não ter problemas.

Nylon

No início das produções de serigrafia, a malha utilizada era feita de seda (é daí que vem o nome em inglês “silk-screen”). Mas, com o passar do tempo e o desenvolvimento tecnológico, foi criado o nylon, posteriormente progredindo para o poliéster.

Hoje em dia, todas as malhas são poliéster. O nylon vem entrando em desuso por dois grandes motivos: ele não é tão prático, e tem preço maior que o poliéster, virando uma opção não viável durante a produção.

A diferença entre os dois é que o nylon é mais elástico e o poliéster é mais resistente. Ou seja, o nylon tem mais abrangência mecânica, enquanto o poliéster é mais sólido. Desse modo, a elasticidade do nylon faz com que a riqueza dos detalhes não seja tão grande, quase como se não tivesse firmeza ou que aos poucos vai perdendo a sua forma, tendo menor durabilidade.

Poliéster

É possível encontrar o poliéster nas cores branca e amarela, sendo que o amarelo é bom para uso com detalhes finos, enquanto o branco é mais prático e mais barato, podendo ter resultados tão bons quanto o amarelo.

O poliéster amarelo costuma ser mais indicado para os detalhes finos porque a cor bloqueia os raios UV, mas também é bom mencionar que esse fato faz com que ele precise ficar mais tempo na mesa de exposição para a imagem imprimir no material, tornando o processo menos prático e mais demorado.

Quantidade de fios no poliéster

Assim que você chegar na loja para comprar seu poliéster, o vendedor provavelmente irá lhe perguntar a quantidade de fios desejada na malha, podendo ser de 55, 77 ou até 120 fios. Mas qual a diferença entre eles?

A diferença é que a quantidade menor de fios proporciona áreas maiores para a tinta passar, com maior descarga de tinta, enquanto as de maior quantidade de fios possuem a malha mais fechada (deixando passar menos tinta). Porém, uma malha mais fechada não quer necessariamente dizer que a impressão ficará mais precisa (embora exista esta crença).

Para estampas em camisetas a mais utilizada é a de 77 fios, mas pode variar dependendo da estampa que você deseja fazer. Lembrando que por a trama dos 120 fios ser mais fechada, é necessário tomar cuidado com a tinta utilizada, precisando ser mais fina e maleável, pois se for usada tinta grossa, pode ocorrer entupimento da trama, inutilizando a sua matriz.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre diferença entre fios de tela, já está mais preparado para colocar em prática o que aprendeu.

Conte sempre com os produtos Saturno para mais precisão e qualidade nas suas impressões!