Qual a diferença entre RGB e CMYK

Antes de entender a diferença entre RGB e CMYK, é importante se ater para como a impressora é configurada para não errar na hora de comprar a tinta sublimática adequada. O contrário pode trazer prejuízo para a sua produçao! Por isso, é relevante sempre focar em produtos de qualidade, pois eles podem interferir no resultado. Cada tinta digital é configurada para impressoras específicas, assim fica mais fácil encontrar qual a sua tinta adequada.

Outro fator importante é que muitas vezes a impressora é configurada de um modo, mas imprime melhor se o seu desenho for elaborado utilizando a outra paleta de cores. Por isso, leia o sempre o manual, assim conseguirá a melhor qualidade possível em suas impressões e nos produtos finais.

CMYK e RGB são padrões de cores utilizados em programas e impressoras, sem nenhuma vantagem entre si, sendo apenas diferentes.

O CMYK corresponde as cores, Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (preto), enquanto o RGB são as cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul).

O sistema RGB costuma ser utilizado nas cores de monitores e televisões, enquanto o CMYK é o padrão mais utilizado para a impressão.

Como isso afeta o seu trabalho na impressão digital?

Algumas impressoras possuem o seu sistema CMYK, mas precisam que o arquivo enviado para a impressora esteja em RGB para que ela possa fazer a conversão. Isso mostra a importância de conhecer o seu equipamento, pois sem esta informação, pode-se criar estampas com falhas ou impressões inutilizáveis.

Dependendo do seu projeto, você pode precisar a imagem nos dois formatos, dependendo da utilidade em qual ela será implementada. Tudo dependerá do seu projeto para saber qual paleta de cores utilizar. Saiba que é possível conseguir as mesmas cores, independente de qual será selecionada.

Quer entender melhor a diferença entre RGB e CMYK? Veja o link do Wikipedia.