Tintas utilizadas na serigrafia

O processo também é chamado de silkscreen e consiste em utilizar tinta para serigrafia em uma tela perfurada com um desenho e que por meio de um rodo, permite a transferência da imagem para os mais variados tipos de materiais.

As telas de serigrafia de nylon esticadas em uma moldura que pode ser de aço, madeira ou alumínio, funcionam como se fossem um estêncil para a transferência da imagem e com um custo mais barato do que enviar um produto para uma gráfica para ser impresso.

Para as produções em larga escala, existe a máquina de serigrafia com a capacidade de produzir a uma velocidade maior, através de um processo automático e permitindo a produção de trabalhos muito fieis ao molde original.

Geralmente pensamos que a serigrafia pode ser feita apenas em camisetas, mas existem aplicações nos mais variados materiais como vidro, papel, madeira, plástico, tecido e muitos outros que precisam apenas da utilização correta da tinta para que possa obter bons resultados em sua produção.

Confira que tinta escolher para cada objetivo:

Tinta Sintética; Utilizada em sacolas, faixas e banners promocionais. São de excelente aderência, brilho, flexibilidade, cobertura e rendimento. Boa resistência à água e à umidade. Tonalidades brilhantes e limpas, em impressões mal sucedidas, são de fácil remoção com álcool ou com solvente de limpeza.

Epóxi: a base de resina ou epóxi, essa é uma tinta solúvel em solventes, ocorrendo à secagem pela reação química entre a tinta e o catalisador, indicada para polietileno, e polipropileno tratados, acrílicos (não para luminosos), vidro, chapas fenólicas e metais (ferro e alumínio, etc.), vidro fosco (jateado), fórmica fosca e baquelite. Possui acabamento brilhante e excelente aderência. Produto muito utilizado na confecção de cartões de visita com impressões em alto relevo.

Poliuretânica: tinta para PVC, alumínio, vidro fosco, PVC adesivo, polipropileno, polietileno tratado, PET, ráfia de polietileno tratado (com o uso do promotor de aderência SPA 1400), polipropileno tratado, acrílico, tyvec, fibra de vidro, tubos de PVC, aglomerado de madeira, flandres, materiais poliuretânicos e diversos tipos de nylon. Possui acabamento brilhante com boas características de dureza, flexibilidade e excelente resistência a diversos agentes químicos.

Vinílica fosca e brilhante: Indicada para impressões sobre produtos vinílicos flexíveis, semirrígidos e rígidos, cobertura e rendimento, excelente propriedade de aderência e acabamento fosco acetinado ou brilhante. Não indicada para artigos extremamente plastificados.

voltar ao Blog